Nederlands

 

 

English

 

 

sveriges flagga

 

 

ad

 

ad

 

 

 

 

Corvo

A ilha do Corvo foi a última do arquipélago a ser descoberta. Tal como a ilha das Flores, situa-se já para lá da Placa Europeia e da Crista Dorsal Médio-Atlântica. Está assim também na Placa Americana e constitui, a par com a ilha das Flores, o Grupo Ocidental. É a mais pequena e mais setentrional ilha do arquipélago. Conta somente com 17.45km2 de superfície e uma população que flutua em redor dos 400 habitantes. A capital da ilha, situa-se na costa sul de modo a estar voltada para a ilha vizinha, a ilha das Flores. Chama-se Vila Nova do Corvo e a sua imagem caracteriza-se pelo charme dos seus edifícios e estreiteza das ruas.

A partir das Flores pode aceder-se ao Corvo de avião ou então através de um pequeno barco que liga Santa Cruz das Flores e Vila Nova do Corvo duas vezes por dia, demorando cerca de 75minutos. sendo uma das menos visitadas ilhas do arquipélago, nem por isso esta pitoresca ilha, que em muito parece ter parado no tempo, bem merece uma visita. Tal normalmente acontece com aqueles que visitam a ilha das Flores e que não querem, uma vez ali, perder a oportunidade de chegar a este último reduto dos Açores e de Portugal, que tão distante e isolado se encontra.

caldeira

De um modo relativamente sumário, pode dizer-se que a geografia do Corvo é marcada por uma maior preponderância de colinas e florestas na parte Este, enquanto a Oeste e Norte há maior presença por parte das encostas e falésias rochosas. Também de origem vulcânica, a ilha do Corvo deve a sua formação ao colapso de um vulcão e à consequente formação de uma grande caldeira. Daí surgiu o Caldeirão, praticamente no centro da ilha, com um perímetro de 3.7km e uma profundidade de cerca de 300metros. O ponto mais alto do Corvo é o Monte Grosso, a 770 metros de altitude. Há apenas uma estrada que conduz da Vila Nova do Corvo ao topo do vulcão, o qual se descobre admiravelmente com bom tempo. Esta mesma estrada é também um belíssimo passeio pedonal de 2-3horas.

Sendo uma ilha com as dimensões físicas e sociais como estas, o Corvo tem somente um hotel. Não deverá todavia ser difícil arranjar alojamento na ilha, até porque, com frequência se conseguem quartos ou casas para arrendar por variáveis períodos de tempo.

Corvo destaques

Vilas e Cultura

- Vila Nova do Corvo – Igreja de Nossa Senhora dos Milagres;
- os três pequenos moinhos de vento da Ponta Negra;
- o artesanato da ilha, em particular os chapéus e os bonés de lã...

windmills

 Natureza

- Caldeirão – esta grande cratera vulcânica é talvez a maior atracção da ilha;
- formações rochosas basálticas do Cavaleiro e do Marco, na parte Sudoeste da ilha...
- Miradouro do Sítio do Portão...

 

© Azoresweb 2006