Nederlands

 

 

English

 

 

sveriges flagga

 

 

ad

 

ad

 

 

 

 

Vela

Um grande número de iates que cruza o Oceano Atlântico pára nos Açores. Não obstante, muitos destes não chegam a enveredar na descoberta das diversas ilhas do arquipélago, optando por curtas paragens numa só ilha. De qualquer modo as costas das ilhas oferecem condições por excelência para a acostagem, pois formam-se amiúde baías protegidas dos ventos e da ondulação, muitas delas , com o passar dos tempos foram sendo equipadas com infraestruturas de apoio à acostagem.

Os quatro maiores e mais bem equipados portos dos Açores são o da Horta, o de Ponta Delgada, o de Angra do Heroísmo e o de Praia da Vitória, sendo que o primeiro é já senhor de algum carisma e fama, sendo por isso o mais escolhido como ponto de paragem por aqueles que cruzam o oceano. A baía da Horta viu em 1986 inaugurada a sua marina com capacidade para 300 embarcações, e é hoje a quarta marina oceânica mais visitada

sailing sailboat

Marina da Horta

Centenas de iates de todos os géneros e nacionalidades acostam todos os anos na Horta em viagem pelo Oceano Atlântico, constituindo o que se pode chamar já de tradição desde o século XIX. Em anos mais recentes embarcações cada vez maiores têm acostado na marina da Horta atribuindo-lhe uma cada vez mais característica animação, coloração e cosmopolitismo. Anualmente acontecem regatas quer a nível regional, nacional ou internacional em que a baía da Horta actua quer como porto de chegada quer como porto de chamada.

Por entre esta agitação um outro ponto de interesse chama a atenção de quem por lá passa: sendo algo mais ou menos recorrente pelo arquipélago fora, as pinturas dos paredões dos portos ganham maior intensidade no porto da Horta. Sem haver certeza indubitável àcerca da sua origem, consta que um dia, há ninguém sabe bem quantos anos, a tripulação de uma embarcação a vela que cruzava o Atlântico quis deixar uma recordação sua à população da ilha pintado o paredão do porto. Tendo sido dado o mote, outras tantas tripulações seguiram fazendo o mesmo, quer como o mesmo objectivo de recordação quer para deixar uma mensagem a tripulações que por lá passariam mais tarde. Deste modo o porto é hoje um gigante mosaico de vivas pinturas murais feitas ao longo das décadas pelas mais diversas tripulações.

Frequentemente associado à marina e aos velejadores está o Peter’s Café Sport, o café mais carismático do Atlântico Norte, que abriu as suas portas pela primeira vez aos navegantes há mais de 80 anos. Hospitalidade e histórias fantásticas do mar temperadas pela simplicidade do povo açoreano, ao ritmo de uma caneca fresca de cerveja não faltam neste café.

Peter Café Sport
Tenente Valadim 9
9900-027 Horta
tel. 292.292.327
fax 292.391.287
http://www.petercafesport.com/
peter.pt@mail.telepac.pt

Chegada

À chegada as embarcações devem acostar nos cais (calados de 3metros/10feet). Os escritórios da marina encontram-se abertos entre as 8:00 e as 12:00 e entre as 13:00 e as 20:00, sete dias por semana na época alta (Abril – Junho). Os escritórios da Imigração, Polícia Marítima Alfândega e Guarda Nacional Republicana são próximos dos da marina, no mesmo edifício. Junto do pessoal da marina poderão obter-se informações sobre os procedimentos a respeitar pelos oficiais da embarcações à sua chegada e partida. Os escritórios da marina atribuirão um lugar assim que a passagem seja permitida. Embarcações que cheguem fora do horário de funcionamento terão que esperar nos cais até à abertura das instalações na manhã seguinte. À partida devem, em primeiro lugar, pagar-se as taxas da marina, depois levar o recibo à Guarda Nacional Republicana e à Capitania do porto para autorização de saída. Não é permitida a permanência de embarcações, quer locais, quer visitantes na Baía de Porto Pim (a Sul da Horta) devido à existência de cabos submarinos de fibra óptica ali instalados.

Docking
Horta Marina
Tel:292 391693, Fax:292 208315, VHF Channel 6, 10, 11, 16
portohorta@mail.telepac.pt

Horário: das 8:00 às 12:00, das 13:00 às 17:00 (na época alta até às 20:00) todos os dias.
Todos os lugares são abastecidos com água e electricidade.
Na parte Noroeste do complexo há um instalações equipadas com quartos de banho e lavandaria. Nos escritórios pode ter-se acesso a telefone, fax e e-mail.

Yacht Clubs
Clube Naval da Horta
Cais Velho, 9900 Horta
Tel:+351 292 200680, Fax:+351 292 31719 , VHF Channel 16
secretariado@cnhorta.org
Horário: das 09:00 às 12:30, das 14:00 às 18:00, de Segunda a Sexta-Feira.

Marina de Ponta Delgada

Chegada

Há um estreito de recepção ao passar a entrada na baía do porto de Ponta Delgada onde as embarcações deverão aguardar autorização e a atribuição de um lugar. Na marina de Ponta Delgada há normalmente o apoio de um oficial da marina que garante uma recepção em segurança. Este procedimento tem lugar durante o horário de trabalho dos escritórios da marina. No entanto a Guarda Nacional Republicana funciona 24 horas por dia.

A marina de Ponta Delgada providencia boas condições às embarcações que visitem a cidade. em expansão estão as instalações e equipamentos de reparações daí que também é possível, caso necessário, recolher e/ou içar e reparar as embarcações.

Marina Pêro de Teive
Apartado 113, 9502 Ponta Delgada
Tel:(296) 281 510, Fax:(296) 281 311
marinapdl@apsm.pt
Depósito de 25ton de combustível

Yacht Clubs
The yacht club next to the marina is very helpful.
Clube Naval de Ponta Delgada (CNPD)
Apt. 4 (Calheta), Av. Infante D. Henrique, 9500 Ponta Delgada
Tel:+351 296 23005, Fax:+351 296 26383
info@cnpdl.pt

More  info on http://www.noonsite.com/Countries/Azores

© Azoresweb 2006