Nederlands

 

 

English

 

 

sveriges flagga

 

GIF CampanhaBrasil 120x60 

ad

 

ad

 

ad

 

 

 

 

Viagem

Reserve o seu hotel por:

 

 

 

Voar para os Açores

Caso não se possua um bom barco, o melhor meio de chegar aos Açores é mesmo de avião. E normalmente, sobretudo se não se chega dos Estados Unidos ou de outros países a oeste do arquipélago, a paragem em Lisboa é quase certa. Quer de Lisboa, quer do Porto conseguem-se sempre vôos para os Açores (de Lisboa há vários vôos diários), em especial para Ponta Delgada (São Miguel), para as Lajes (Terceira) ou para a Horta (Faial), numa viagem que dura aproximadamente 2 horas.

Consulte o site da TAP Portugal para mais informações:Homepage TAP Portugal PT

Daí é também relativamente fácil conseguir ligação para as restantes ilhas através da SATA, a companhia aérea açoreana. Todavia, há viagens que chegam directamente ao arquipélago a partir de:

Estados Unidos da América (Boston, Oakland ou Providence)

.Canadá (Toronto)

.Alemanha (Frankfurt ou Munique)

.Inglaterra (Londres)

.Holanda (Amsterdão)

.Madeira (Funchal)

 

plane

 

Uma vez que em tempos houve uma forte emigração açoriana para o continente americano, sobretudo para os EUA e Canadá, mantém-se assim hoje alguma regularidade na ligação aérea entre aquele continente e os Açores, sobretudo para as cidades onde houve maior incidência de emigração, como Providence, Boston ou Toronto

A partir dos EU

No Verão há vôos directos a partir de Boston, Providence e Toronto (Canadá). É recomendável reservar a viagem com alguns meses de antecedência. De Boston há ligações às Terças e Quintas-Feiras durante todo o ano, sendo que no Verão há partidas adicionais às Quartas-Feiras e regressos adicionais às Quintas. Também no Verão há ainda um outro vôo a sair de Oakland, Califórnia, com partida e regresso às Segundas-Feiras. Um outro vôo sai de Providence para São Miguel, com partidas e regressos aos Sábados, ao qual se junta ainda um outro com destino à ilha Terceira, partida ao Domingo e regresso à Terça-Feira.

Copenhagen Image Banner 468 x 60 

A partir do Canadá

O avião é mesmo o único modo de chegar aos Açores a partir do Canadá. A SkyService e a SATA International são as duas companhias que fazem ligação directa ao arquipélago, normalmete a partir de Toronto, sendo que a Air Canada também efectua a ligação mas com paragem em Lisboa.

 

A viagem entre as ilhas

.Há algumas possibilidades de viagem entre as ilhas. Desde logo o avião e o barco surgem como as hipóteses mais óbvias. A ligação marítima é mais económica mas também mais demorada e sobretudo menos frequente, sendo que não há muita escolha no que diz respeito a viagens entre os três grupos fora do período de Verão (já no Grupo Central a ligações entre as ilhas são razoavelmente mais habituais).

Uma vez nas ilhas pode optar-se por deslocação de taxi, camionetas, ou alugar um carro. Há ainda sempre as opções do passeio a pé ou de bicicleta. Nesta secção pode encontrar-se alguma informação àcerca das diferentes alternativas.

top

Vôos Inter-ilhas

Os vôos inter-ilhas são assegurados pela SATA – Air Azores. Uma viagem de avião entre São Miguel e Terceira demora pouco mais de 40 minutos. Para informação detalhada sobre horários e preços devem consultar-se os seguintes sites:

http://www.flytap.com/

http://www.sata.pt/

http://www.azores-express.com

ferry boat

top

Ferry

Uma boa e mais barata alternativa ao avião no que diz respeito a viagens inter-ilhas é precisamente a marítima. Todavia em viagens entre os três grupos, esta oferta, actualmente, é apenas satisfatória durante o período de Verão. Excepção feita ao Grupo Central, sobretudo na ligação entre as ilhas do triângulo, São Jorge, Pico e Faial. O acesso turístico por mar às ilhas das Flores e do Corvo é, sem dúvida o mais complicado. Actualmente é a empresa Transmaçor que leva a efeito as ligações marítimas de passageiros entre as ilhas.

TRANSMAÇOR
Rua Nova, 29 r-c
9900 – 023 Horta - Faial
Tel. Horta: 00351 292 200380


9700 – Angra do Heroísmo - Terceira
Tel. 00 351 295 215 022

Rua da Misericórdia, 65              
9500 - 093 Ponta Delgada – São Miguel
Tel. Ponta Delgada: 00 351 296 628 016

Gare Marítima do Porto da Madalena
9950 – 101 Candelária - Pico
Tel.  00351 292 623340

Rua do Cais
9940 – 355 – São Roque do Pico - Pico
Tel. 00351 292 642954

Gare Marítima
9800 – 550 Velas – São Jorge
Tel. 00351 295 432225

Calheta
9850 – 067 Calheta – São Jorge
Tel. 00351 295 416490

TRANSMACOR
Rua new facts, 29
9900-023 Horta
Tel: 00351 292 200380
Tel Horta: 00351 292 200381
Tel Madalena: 00351 292 623340
Tel Sao Roque DO pico: 00351 292 642954
Tel Velas: 00351 295 432225
Tel Calheta: 00351 295 416490
Fax: 00351 292 200385
email: transmacor@mail.telepac.pt
InterNet: www.transmacor.pt

car

top

Alugar um carro

O aluguer de automóveis não será propriamente barato (ronda os 35euros/dia por uma viatura classe B) mas será talvez a mais aconselhada para quem quiser ter uma maior abrangência das ilhas. As estradas estão, em geral, em boas condições e não se pode falar propriamente em trânsito e engarrafamentos nos Açores, exceptuando em raras ocasiões, nas vias rápidas de São Miguel e Terceira ou, menos raras vezes, nos centros das principais cidades. De qualquer modo, sendo as cidades relativamente pequenas consegue ter-se uma boa abrangência das mesmas a pé.

Há duas formas de alugar uma viatura: por quilómetro ou por dia. É possível alugar carro em todas as ilhas excepto no Corvo. É sempre bom  ter atenção aos seguros a aplicar e a eventuais danos na viatura antes de efectuar o aluguer.

taxi

top

Taxi

O taxi é uma escolha relativamente económica para quem passe poucos dias nas ilhas ou não queira fazer grandes distâncias. Muitos motoristas de taxi falam inglês e são, em norma, bons guias turísticos.

É possível encontrar um taxi um pouco por todas as freguesias das diversas ilhas, mas obviamente, com mais facilidade nas cidades ou vilas maiores. O melhor modo de prevenir surpresas relativamente aos custos é definir um custo antes da viagem. As viagens mais curtas têm, regra geral, custos definidos, mas nas viagens maiores ou mesmo em viagens diárias, os preços são negociáveis. À noite os taxis são mais caros devido à taxa nocturna.

bus

top

Camionetas

Todas as ilhas, excepto o Corvo, têm rede(s) de camionetas. No entanto os horários não são propriamente pensados no estilo de vida do turista, mas sim nos fluxos da população residente. Uma boa parte das carreiras não viaja muito frequentemente (cerca de duas ou três viagens diárias) e menos ainda durante os fins-de-semana.

De um modo geral, a camioneta é uma alternativa mais compensatória em São Miguel e na Terceira, devido à relação dimensão da ilha – locais a ver – extensão da(s) rede(s) de camionetas. Os serviços são razoáveis e os preços são acessíveis. Podem encontrar-se horários nos Postos de Turismo. Deve fazer-se sinal de paragem ao motorista e, regra geral é a este que se compra o bilhete.

 

walking

top

A Pé

Os Açores são um verdadeiro El Dorado para caminhantes e podem com relativa facilidade ser explorados a pé. Em todas as ilhas há fabulosos percursos pedestres (identificados e sinalizados) onde uma pessoa consegue sentir-se em comunhão com a paisagem e a natureza. Antes de partir para percursos mais remotos é aconselhável obter alguma informação sobre o estado do percurso. Mais informação na secção a pé.

 

bike

top

De Bicicleta

Apesar de o terreno normalmente acidentado dos Açores não ser o ideal para andar de bicicleta, conseguem descobrir-se bons percursos que se transformam em viagens bastante agradáveis. As condições topográficas aconselham ao uso de bicicletas de montanha ou todo-o-terreno. Não costuma encontrar-se sinalização ou percursos específicos para bicicleta e as lojas de bicicletas também não abundam: tem que se viajar em conjunto com o trânsito automóvel ou pedonal, ideal para quem gosta de aventura...

© Azoresweb 2006